Pular para o conteúdo principal

Entrevista – Daniel Do Valle

Olá!

No post de hoje, Daniel Do Valle - especialista em QA, testes e liderança – fala um pouco de seus mais de 12 anos de experiência na área, sobre tendências para QA e testes, entre outros assuntos. Vale a pena conferir!


QAHouse: Há quanto tempo trabalha com testes e qualidade de software?

Daniel Do Valle: Trabalho com testes e QA, oficialmente, há 12 anos. Mas já atuava extra-oficialmente com qualidade desde antes da faculdade. Participei de homologações ISO e testes de aplicações no meu primeiro emprego.


QAHouse: Há quanto tempo atua como líder de times de testes?

Daniel Do Valle: Quando trabalhava nos EUA, eu ajudei na formação do time de testes da empresa e já atuava como mentor para testers após 2-3 anos na empresa (2001). O time cresceu de 3 para 35 pessoas em alguns anos. Na IBM me tornei Sr Lead oficialmente em 2006 - 4 anos.


QAHouse: Como você vê a evolução do mercado de testes de software no decorrer dos anos? E como o mercado comporta-se atualmente (Brasil e exterior)?

Daniel Do Valle: Depois de passar 7 anos nos EUA trabalhando com testes e de participar de cursos e conferências com profissionais chave no mercado internacional (como James Bach, Cem Kaner, Michael Bolton), vim para o Brasil muito otimista. Encontrei alguns visionários aqui e ali, mas a verdade é que o Brasil ainda está muito cru para processos em geral, o que dizer maturidade para QA. Lá fora isso já é bem maduro, não se questiona mais a necessidade.


QAHouse: Possui experiência internacional? Se sim, como a mesma ajudou na sua formação profissional?

Daniel Do Valle: Sim, como mencionei trabalhei 7 anos nos EUA, numa empresa privada, de investimentos no mercado financeiro. Isso me voltou para o trabalho com o mercado Global, principalmente pelo Inglês fluente, mas também pela experiência com os mercados e profissionais do mundo todo.


QAHouse: O que consegue visualizar como tendência para a área nos próximos anos?

Daniel Do Valle: Eu espero fortemente que a área de QA cresça como ela deveria, principalmente no Brasil, o que mostrará o real crescimento econômico e de mercado. Lá fora, institutos como o Gartner mostram crescimento na tecnologia de Nuvem, o que deve guiar testes e QA também, além do crescimento da automação, testes de segurança, compliance e ERP (que ainda tem muito a crescer).


QAHouse: Que leituras, cursos e certificações indica para quem deseja entrar no mercado de testes ou se aperfeiçoar na área?

Daniel Do Valle: Talvez eu não seja a pessoa mas indicada para essa pergunta, pois sou da categoria de testers que não concorda com a forma com que as certificações tomam a proporção que tem hoje. Para mim o importante é aprender, seja em qualquer instituição que forneça isso. É claro que, em alguns casos, a certificação é um requerimento - como instituições governamentais, por exemplo.


QAHouse: Poderia citar um desafio que enfrentou durante a sua vida profissional na área?

Daniel Do Valle: Vários.. (LOL), mas acho que um do maiores foi o choque enorme quando fui para a IBM. Antes, trabalhava sem nenhuma documentação ou processo e fui para uma das empresas mais bem estruturadas em termos de processo que existem. Foi um desafio interessante e muito importante para minha carreira.


QAHouse: O que acha das ferramentas voltadas para testes e qualidade de software que encontramos no mercado?

Daniel Do Valle: Acho importantíssimo o uso de ferramentas nos dias de hoje, principalmente por empresas de grande porte e que requerem processos bem definidos, métricas, controle rígido. As maiores ferramentas do mercado são boas, mas não sofrem updates significativos há algum tempo. Isso deve mudar em breve com o reaquecimento do mercado.


QAHouse: O que acha de empresas de desenvolvimento que não possuem área de qualidade de software?

Daniel Do Valle: Acho ultrapassadas e com o futuro e credibilidade comprometidos.


QAHouse: O que atrai outsourcing de QA no Brasil? E o que afasta?

Daniel Do Valle: O mundo é capitalista e o custo do profissional é o que iniciou e mantém o outsourcing. Com a alta do dólar, o Brasil foi prejudicado nesse quesito, principalmente em patamares de profissionais Sênior e acima. Fatores culturais e proximidade dos "shores" (nearshore, como dizem), são fatores positivos, além da maturidade do mercado local. A qualidade do trabalho é, na minha opinião, um dos mais fortes argumentos, mas não é o que mais vende!


QAHouse: Qual o diferencial de acordo com mercado da Índia, China e outros países da América do Sul?

Daniel Do Valle: Extamente esse último ponto - na Índia o mercado local inexiste, enquanto no Brasil ele é ainda mais forte que a fatia internaconal das empresas. Mas a Índia ainda ganha, de longe, no valor do profissional. A China vem ganhando espaço e tem muitos profissionais qualificados. Não vejo ameaça de países do Mercosul. A maior ameaça vem do BRIC mesmo.

Seja como for, não tenho dúvidas do potencial e da qualidade do profissonal de testes no Brasil, seja para o mercado local quanto para o mercado Global.


Até breve!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O + do FURPS+

Segue a continuação do assunto FURPS: Posteriormente à definição do modelo FURPS, notou-se a necessidade da inclusão de mais atributos para encorpar e aumentar a cobertura do modelo. A partir dessa extensão, o acrônimo passou a ser mais comumente chamado de FURPS+ . Quais são os atributos do “+”? O + do FURPS refere-se a especificação de restrições que definirão determinados limites que deverão ser atendidos quando construímos um sistema. O + é composto dos seguintes requisitos não-funcionais: Design constraints – restrições de design: design nesse caso refere-se ao projeto, diretrizes e não a layout. A definição da utilização um banco de dados relacional no projeto é uma restrição de design, por exemplo. Implementation constraints – restrições de implementação: relacionado a limites impostos a código e construções. Como exemplo podemos citar a linguagem de programação que será utilizada para a codificação de um sistema. Interface constraints – restrições de interface: diretamente l

Testes no RUP (Parte 2)

Em muitas organizações, os testes começam muito tarde no processo de desenvolvimento de um software. Muitas vezes, começam tão tarde que o produto é lançado com uma quantidade irrisória de testes executados. Para solucionar esse problema, muitas empresas estão começando a adotar testes como um 'mal necessário'. Como contraste a esse panorama, o RUP modifica a abordagem de testes, distribuindo a mesma no decorrer do ciclo de desenvolvimento do software, agregando valor ao invés de arcar com custos excessivos decorrentes da ausência de testes. No post anterior , justificamos a pergunta 'por que testar cedo e com frequência?' com o gráfico de custos. A seguir vocês podem ver um gráfico similar, retirado do site da IBM (detentora da metodologia RUP): Muitas pessoas ainda veem a disciplina de Testes como algo secundário, por que isso acontece? Talvez porque não esteja diretamente ligado ao desenvolvimento do software e por isso é muitas vezes deixado para o final, depois do

FURPS

Olá! Nesse post, pretendo falar um pouco sobre o modelo FURPS para ilustrar atributos que estão envolvidos em Qualidade de Software : Vamos começar pela sigla FURPS: o que significa cada uma dessas letras? Do F temos Functionality, traduzimos como Funcionalidade: Representa basicamente os requisitos funcionais do sistema. Do U temos Usability, traduzimos como Usabilidade: Representa basicamente a interface sistema-usuário. Do R temos Reliability, traduzimos como Confiabilidade: Representa basicamente a eficiência e o índice de falhas do sistema. Do P temos Performance, traduzimos como Desempenho: Representa basicamente tempos de resposta e capacidade de processamento do sistema. Do S temos Supportability, traduzimos como Suportabilidade: Representa basicamente esforços necessários para manutenção e configuração do sistema. As definições acima representam o básico de cada uma das letras que compõem a sigla FURPS. A seguir entraremos em detalhes sobre cada uma das categorias, não ante